08/10/2010 - III Seminário Vitrine - Melhoramento Animal Sustentável.


No dia 08 de outubro, a fazenda Ygarapés, localizada no município de Jampruca-MG, de propriedade de José Transfiguração Figueirêdo, sediou o III Seminário-Vitrine Melhoramento Animal Sustentável, promovido pelo Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG), ABCZ(Associação dos Criadores de Zebu), Emater e Embrapa – Gado de Leite.

O seminário, resultado da união de esforços de importantes instituições que vêm desenvolvendo trabalhos de pesquisa e dando suporte técnico aos produtores rurais, tem como meta a melhoria da qualidade e condição de vida do produtor rural.

Segundo José Alberto Àvila, coordenador técnico Estadual da Emater, o grande desafio do Estado, das Secretarias e da Emater é levar a genética de animais, como os da Fazenda Ygarapés, para o gado comercial, de modo a promover a melhoria genética no Estado. Dessa forma, a Emater busca nos eventos como esse, estabelecer uma ponte entre os produtores de genética e os produtores rurais.

A pesquisadora da Embrapa-Gado de Leite, Maria Gabriela Peixoto ministrou uma palestra sobre o Programa Nacional de melhoramento do Guzerá  para leite, quando apresentou resultado das pesquisas e acrescentou que o Brasil se destaca no trabalho de melhoramento animal, sobretudo nas raças zebuínas, sendo o único país a apresentar programas consolidados, bem sucedidos e amplos com as raças zebuínas para corte e para leite.

Além das palestras ministradas pelos técnicos da Emater, CBMG, Embrapa e ABCZ, o administrador da fazenda Marcus Figueirêdo(Mica) apresentou lotes de vacas guzolandas F1 e 3/4, reprodutores da raça guzerá, lotes de vacas guzerá secas e em lactação. Na amostra do gado, o pecuarista chamou atenção para a matriz Regata JF, mãe de três recordistas do plantel, parida, em lactação, com 18 anos de idade.

Os produtores rurais, oriundos de diversas regiões, como Montanha(ES), Bertópolis, Ataléia, São Geraldo da Piedade, Mendes Pimentel, São Felix de Minas, Jampruca, Itambacuri, Novo Cruzeiro, Governador Valadares e outros, bem como os patrocinadores do evento, puderam conversar com os técnicos, tirar as dúvidas e ainda se associar como fazendas parceiras do projeto de melhoramentos genético. Para os promotores do evento, certamente houve o alcance dos objetivos propostos, uma vez que a promoção do conhecimento e informações promoverão a melhoria da qualidade do rebanho da região.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outras notícias recentes:

::Queijo Kankrej ganha medalha de prata na França
::YGARAPÉS QUEBRA RECORDE NA MEGALEITE 2017
::Ygarapés recebe excursão de grupo de produtores rurais
::Premiações na Expozebu
::Fazenda Ygarapés faz a grande campeã, Reservada Campeã e melhor Úbere na Expozebu

Voltar